Skip to main content
Notícias

Intuição e dinamismo garantem cargos de liderança às mulheres

Características femininas fazem indústria do ramo do aço inoxidável apostar em uma mulher para gerenciar o setor de Recursos Humanos

Atualmente, 60% dos profissionais que ingressam nas empresas no Brasil são mulheres. De acordo com Márcia Almström, especialista em carreira, a intuição feminina e a capacidade de desempenharem diversas tarefas ao mesmo tempo contribuem para que ganhem destaque no mercado de trabalho e garantam ocupações de liderança e poder. “A velocidade no mundo corporativo é cada vez maior, assim se sai melhor quem faz mais com menos recursos,” afirma.  Ainda segundo ela, a intuição aguçada ajuda também no processo criativo, tornando o público feminino visionário e o fazendo atrair cada vez mais os olhares dos headhunters.

Outro fator que contribui para o aumento do número de executivas no país é a ambição e o foco nos objetivos. Um estudo realizado recentemente pelo Center for Work-Life Policy intitulado “The Battle for Female Talent in Brazil” mostrou que 80% das mil mulheres, entre 28 e 62 anos, de 67 empresas globais do setor privado que atuam no Brasil, que foram ouvidas têm o objetivo de alcançar o topo da carreira.

A constante busca das empresas por profissionais cada vez mais qualificados faz com que seja crescente a procura das mulheres por especialização e capacitação técnica. Dessa forma, é forte e próspero o aumento da participação das mulheres nas universidades brasileiras. Hoje, 60% das vagas disponíveis nas instituições de ensino são ocupadas por elas. Isso abre espaço para o público feminino nas grandes corporações e garante bons cargos às pessoas do gênero.

Um exemplo de executiva bem sucedida é Katia Edvirges Bonani, gerente do setor de Recursos Humanos da Carbinox. Apesar da jornada tripla envolvendo família, emprego e estudos, Katia tem paixão pelo que faz e lida dedicadamente com 280 colaboradores da indústria. “Minha formação acadêmica contribuiu muito para que eu chegasse até aqui, mas acredito que não basta apenas ter conhecimento técnico. Saber se relacionar com as pessoas e possuir visão estratégica é a chave do negócio,” garante.

Ao acreditar e apostar no potencial feminino, a Carbinox contratou Kátia¸ graduada em Psicologia e especializada em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, há cinco anos. Com o desafio de reestruturar o departamento de RH para torná-lo mais estratégico, visionária e sempre aberta às sugestões, a executiva implementou diversas mudanças e conseguiu deixar o setor mais funcional, contribuindo para melhorar a qualidade das condições oferecidas aos colaboradores. “Desenvolvemos ferramentas de treinamento, de avaliação de desempenho, de pesquisa de clima e análise comportamental. Além de realizar a inclusão de pessoas com necessidades especiais no quadro de funcionários,” conta.

Com a mesma dedicação, Kátia cuida do lar, de seus dois filhos e do marido, além de ministrar aulas de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas duas vezes por semana em uma universidade, no período noturno. Dessa maneira, conta com a compreensão da família para conciliar carreira e vida pessoal.

Leave a Reply