Anúncios mostram que empresa do segmento de aço está muito mais presente no dia a dia dos brasileiros do que a maioria pode imaginar.
Um consumidor que toma seu café da manhã em casa, antes de sair para o trabalho, pode até não saber, mas só está usufruindo dessa comodidade graças às soluções da Carbinox, já que a empresa fornece tubos em aço inoxidável para a indústria de laticínios. Aquele que vai abastecer seu veículo no posto de combustível, da mesma forma, está usufruindo indiretamente dos serviços prestados pela Carbinox, uma das grandes fornecedoras de produtos para a Petrobras.
Com esse mote, a agência AscentBRAND desenvolveu uma campanha trabalhando a estratégia de humanização da marca. A ideia foi criar anúncios que mostram de que forma a Carbinox está presente na vida dos brasileiros. “Apesar do cliente direto da empresa ser outra companhia, partimos do pressuposto de que as empresas são formadas por pessoas que, por sua vez, também têm uma vida particular, muito além dos negócios”, declara Val Soares, diretor de planejamento e criação da AscentBRAND.
Outro ponto que foi considerado na elaboração da campanha é que a Carbinox é uma empresa que já consolidou sua marca no mercado em que atua, porém, ainda não é conhecida do público final. “O objetivo da campanha é levar a marca a todos os brasileiros, mostrando a importância dos negócios da empresa para o dia a dia de cada um”, afirma Mauricio Moura Junior, gerente comercial da Carbinox.
Os anúncios começaram a ser veiculados em revistas segmentadas e devem ser levados para a mídia de massa numa segunda etapa.
O Brasil passa por aqui O conceito que permeou a criação de toda a comunicação, na nova fase da empresa, leva em conta a relevância da Carbinox para o desenvolvimento do país. “Quando fizemos um levantamento dos clientes, logo no início do trabalho, verificamos que eram empresas como Petrobras, Odebrecht, Braskem, Camargo Correa, Queiroz Galvão, Nestlé, Votorantim, Usiminas, Andrade Gutierrez, Ajinomoto e Tetra Pak, grandes companhias que atuam em segmentos fundamentais para o crescimento do Brasil”, conta Soares. O dado deu aos criativos da agência o insight que faltava para a criação da assinatura da marca, O Brasil passa por Aqui, que expressa o novo posicionamento da Carbinox.
A partir daí, a agência inovou mais uma vez, trilhando um caminho diferente daquele tradicionalmente percorrido pelas empresas B2B do segmento, que geralmente têm uma comunicação focada em produto. Ao ver a proposta, a diretoria da empresa imediatamente comprou a ideia. “A Carbinox está passando por um momento de expansão e de muitas transformações. A nossa campanha publicitária precisa estar ajustada a essa nova realidade”, comenta Maurício Moura, diretor comercial do grupo.