Certificada há mais de 20 anos pela Petrobras, empresa já fornece materiais para as empresas de engenharia que estão atuando no pré-sal A camada pré-sal é um grande reservatório de petróleo e gás natural, formado há 150 milhões de anos e está localizada a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Ela se estende por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, chegando a atingir 200 quilômetros de largura. O pré-sal já corresponde a cerca de 10% da produção total da Petrobras. Desde abril do ano passado, a companhia exportou 7,7 milhões de barris de petróleo oriundos da camada do pré-sal, no Campo de Lula, um dos poços mais produtivos até o momento. Porém, para continuar com a extração dessa matéria-prima, além da mão de obra especializada, o Brasil precisa de equipamentos e materiais especiais, que sejam resistentes à pressão e à corrosão, além de outras particularidades. Fornecedora certificada há mais de 20 anos pela Petrobras, a Carbinox está entre as empresas habilitadas a atender o mercado do pré-sal. Integrante da Organização Nacional do Petróleo (ONIP), a companhia comercializa materiais como tubos, barras, chapas e conexões em aço inoxidável, ligas especiais e aço carbono, inclusive com tratamento HIC para utilização em ambientes com H2 e H2S ( com elevada concentração de enxofre ), atendendo os requisitos das normas Petrobras N-1704 e N-1706. A empresa tem investido em infraestrutura e no portfólio de fornecedores para oferecer agilidade e eficiência técnica ao mercado do pré-sal. “Temos visitado diversos fabricantes na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos para fortalecer nossa rede de fornecedores para o pré-sal. Além disso, estamos investindo em nossa própria estrutura. Criamos uma Divisão de Conexões e uma Coordenadoria de Óleo e Gás para responder às necessidades desse segmento”, diz o Diretor da Divisão Trading da Carbinox, Paulo Moraes Correa.
Para qualificar os fornecedores, a Carbinox, seguindo os padrões da ISO 9001, realiza visitas técnicas nos fabricantes, contrata terceiros para inspecionar os materiais adquiridos e faz levantamento e conferência de certificações como ISO 9000, ABS, Lloyd’s, DNV, TUV, ABS e BV.
Segundo Paulo Moraes, o papel da Carbinox na cadeia do pré-sal é estratégico, já que a empresa tem condições de atender tanto às necessidades imediatas da Petrobras, com os produtos que tem em estoque, quanto às exigências específicas de cada projeto, fornecendo materiais customizados, fabricados pelos seus parceiros. “O mercado do pré-sal é gigantesco e vai exigir capacidade técnica das empresas envolvidas no fornecimento de materiais, para operar na exploração e produção em águas superprofundas. Nesse ambiente extremamente crítico, produtos especiais serão exigidos para suportar tanto a enorme pressão quanto a corrosão. E a Carbinox está preparada para atender a essa demanda”, finaliza.